A tua opinião é mais feia que a minha...
Não é fácil estabelecer limites. Em nada. Mas começo a ficar nervosa com os limites que vou precisar quando o meu filho chegar. Começo a perceber que quase toda a gente tem opinião, quase toda a gente sabe o melhor para ele, para aquela ocasião, para aquele dia... Quase toda a gente tem opinião sobre os planos que tenho para nós.
Começo a ficar preocupada ao pensar como vou lidar com isso sem ser rude, como vou estabelecer e pôr as pessoas no devido lugar sem ser indelicada. Mas estarão as pessoas preocupadas com a possibilidade de serem indelicadas comigo?
Li um texto, bem antes de estar grávida, em que uma avó se punha a ela própria no devido lugar, e lembro-me de ao ler pensar que era isso mesmo que eu ia dizer às pessoas...mas agora que estou grávida, que começa a acontecer comigo não consigo ter a iniciativa de o fazer, porque quero evitar essa conversa. Sei que não vou ganhar nada em evitar, como nunca se ganha nada em fugir dos problemas, vou apenas adiar uma questão que não vai a lado nenhum...não vai desaparecer sozinha e o mais provável é piorar com o tempo. A minha questão não é se o devo dizer, a minha questão é como o vou fazer? Como se diz a uma pessoa que só quer o bem do meu filho que não tem de se meter, não de forma tão intensa, não de forma tão exaustiva para mim? Como mantenho a calma quando a conversa descambar ao se ofender com a minha atitude? Eu sei a atitude que devo tomar, mas não sei como... Eu sei que tenho de o fazer o quanto antes, mas não sei quando... Já me afeta imenso porque começo a sofrer por antecipação ao antever situações futuras. Sim, é minha querida amiga ansiedade. Esta situação está a prejudicar imenso a minha ansiedade.